Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, na época uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito.
Seu pai, Guillermo Kahlo, cujo nome oficial era Carl Wilhelm Kahlo, nasceu em Pforzheim Alemanha, filho de Henriette Kaufmann e Jakob Heinrich Kahlo. A própria Frida afirmava que seu pai era de ascendência judaico-húngara,[3] mas pesquisadores demonstraram que os pais dele não eram judeus, mas luteranos alemães.[4] Guillermo Kahlo chegou ao México em 1891, aos 19 anos de idade, e logo mudou seu nome alemão, Wilhelm, para o equivalente em espanhol, "Guillermo".
A mãe de Frida, Matilde Gonzalez y Calderón, era uma católica devota de origem indígena e espanhola. Os pais de Frida se casaram logo após a morte da primeira esposa de Guillermo, durante o nascimento do seu segundo filho. Embora o casamento tenha sido muito infeliz, Guillermo e Matilde tiveram quatro filhas, sendo Frida a terceira. Ela tinha duas meio-irmãs mais velhas. Frida ressaltava que cresceu em um mundo cheio de mulheres. Durante a maior parte de sua vida, no entanto, Frida se manteve próxima do pai.
Em 1913, com seis anos, Frida contraiu poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais.
Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira.
A obra Autorretrato com vestido de veludo ilustra o penúltimo dia da Semana Frida no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida 2013 na Universia Brasil. Frida aprendeu a pintar por conta própria enquanto se recuperava de um de seus muitos problemas de saúde.
A obra foi criada para Alejandro Gómez Arias, o seu amante na época. Esse foi o primeiro de muitos autorretratos feitos pela pintora. Esse é um de seus quadros mais simples, feito à maneira dos pintores de retratos mexicanos do século XIX, influenciados pelos renascentistas.
A principal referência do autorretrato é O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. Ambas têm o braço direito passado na frente do corpo e ambos têm água ao fundo. No caso de Frida, as ondas são escuras e rodopiam apaixonadamente.
FICHA TÉCNICA - AUTORRETRATO COM VESTIDO DE VELUDO:
Autor: Frida Kahlo
Onde ver: Acervo particular
Ano: 1926
Técnica: Óleo sobre tela montada
Tamanho: 31cm x 23cm